Confesso que a minha vida após o TED nunca mais foi a mesma, e nunca mais será a mesma! Eu que amo palestras, livros, conversas mais profundas, e tudo aquilo que me ensine alguma coisa que eu ainda não sei, agora tenho o mundo inteiro ao alcance da minha tela.
Ainda fico confusa com o que ver no TED - não sei escolher os vídeos por assunto, e acabo vendo o que me é recomendado!
Um dos primeiros vídeos que eu vi foi esse do psicólogo Barry Schwartz, que possui um livro homônimo (O paradoxo das escolhas) e fala sobre a ideia da "liberdade de escolha" (que não está entre aspas à toa). Em um mundo tão cheio de opções, nós ficamos maravilhados diante das infinitas possibilidades antes de tomarmos uma decisão, certo? Errado! Para Barry (e eu concordo plenamente!), essa imensidão de escolhas nos paralisa, pois a nossa chance de errar fica imensamente maior..
Se antes a gente tinha que escolher entre pão branco e pão integral, hoje temos 62 tipos diferentes de pães, cada um com um ingrediente, uma vitamina a mais, um com mais fibras, um com menos calorias. Qual é o melhor? E se eu comprar o de linhaça e deixar de levar o de ômega 3? Óó ceus, que dilema!
E esse sentimento se repete em todas as esferas da vida.. Vale a pena olhar o vídeo (aqui, dá pra colocar legendas em português) e refletir a respeito... E viva o TED!
Nenhum comentário:
Postar um comentário