sexta-feira, 27 de maio de 2011

História de pescador..

Fui numa palestra da minha empresa essa semana, que era sobre o velho e batido tema 'Qualidade de vida'. Batido mesmo, mas a gente ainda não aprendeu a viver com qualidade, não é mesmo? Vivemos estressados, preocupados e não fazemos nada com leveza, com a cabeça no momento presente.. E quando tiramos férias? É aquela obrigação: 'tenho que relaxar, tenho que relaxar!' E o stress continua.. haha! É bem assim!!

A palestrante, que é da organização Brahma Kumaris, contou uma historinha que me chamou muito a atenção:

Um pescador acordava cedo, pegava seu barco e ia todo dia tirar um peixe do mar para alimentar sua família. Depois que ele tirava o primeiro peixe, parava tudo e voltava pra casa.
Um dia, um empresário observou o homem, se aproximou dele e disse: "Meu caro homem, por que ao invés de tirar um peixe e voltar pra casa, o senhor não tira mais peixes?"
E o pescador respondeu: "Porque um peixe é suficiente para alimentar minha família!"
E o empresário retrucou: "Mas tirando mais peixes, o senhor pode vendê-los e com isso ganhar mais dinheiro! E depois, poderia fazer uma peixaria, vender para toda cidade, e quem sabe até exportar o excedente! O senhor trabalharia dia e noite, mas em pouco tempo ficaria rico!"
O pescador, sem entender a lógica, perguntou: "Mas pra quê?"
"Ora, pra comprar tudo o que o senhor quiser, ter uma bela casa, um carro importado e para poder desfrutar da vida!"
O pescador então e encarou, e disse: "Aproveitar a vida? E o que o senhor acha que eu faço depois de pescar meu primeiro peixe?"



Moral da história: Nos escabelamos tanto pra ter o que queremos, que quando temos, não conseguimos aproveitar. Ou: Às vezes, vale mais ter uma vida mais simples para ser capaz de disfrutar do que ela oferece!

PENSE NISSO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário