sexta-feira, 8 de julho de 2011

Documentários eco

Admito: eu ando numa fase 'documentários'. Talvez porque esteja cansada de me ludibriar com os filmes americanóides e esteja mais aberta e pronta a ouvir o lado B, ou as verdades não ditas, que os documentários esfregam na nossa cara. É, a verdade dói. Mas é bom a gente saber o que se passa no nosso planeta, seja na política, no meio ambiente, em qualquer aspecto. E mais ainda, saber que também somos responsáveis por tudo o que acontece e acontecerá.

Eu achei no Blog da revista Superinteressante uma lista muito legal de documentários sobre temas como meio ambiente e consumo. Alguns eu já conhecia, outros não.

Listo aqui aqueles que me chamaram mais a atenção, em um breve resumo.

1 – A Era da Estupidez  - O filme se passa em 2055 e conta uma história que mistura elementos de ficção e realidade sobre a indústria de combustíveis fósseis, desperdício, pobreza, crianças que convivem com as guerras no Oriente Médio e derretimento de geleiras.

2 – A Enseada - O filme denuncia a matança de golfinhos na costa do Japão com imagens e dados que chocam. A equipe enfrenta todos os tipos de perseguições e proibições para fazer imagens e coletar informações sobre o assunto.

3 – Alimentos S.A - O filme tenta desconstruir a imagem que temos (ou que não temos) sobre os alimentos que consumimos, desde sua cadeia de produção até o descarte final, incluindo temas polêmicos como trabalho escravo, patentes e transgênicos.

4 - Home - É um resumo da civilização humana que reúne informações como a de que, desde 1950, alteramos mais a terra do que em 200 mil anos da nossa história.

5 - Uma Verdade Inconveniente - Idealizado por Al Gore, o filme fala sobre as reais causas do aquecimento global.

Outros documentários citados são A História das Coisas (de 20 minutos, disponível na internet), Wall-E (o robozinho que volta pra limpar a Terra), Lixo extraordinário (do trabalho de Vik Muniz), Flow (sobre a água - Quem é o dono da água? Quem tem poder sobre ela?) e Mataram Irmã Dorothy (sobre os problemas da Amazônia).

Para ler o artigo com os comentários completos destes e de outros documentários, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário